PREFEITURA LICITA OBRA PARA REFORÇAR ESTRUTURA DE PONTE DE ACESSO AOS BAIRROS SÃO CONRADO E SANTA EMÍLIA

Foto: Denilson Secreta

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para contratar obras de reforço da estrutura da ponte sobre o Córrego Lagoa, na Rua Panambi Verá. A obra vai restabelecer o tráfego em mão dupla sobre a ponte de acesso a vários bairros, entre eles São Conrado e Santa Emília.

O Presidente da Associação de Moradores do São Conrado Robson Ximenes, contou a nossa reportagem que já havia enviado oficio para os órgãos competentes cobrando a retomada das obras. “Eu como liderança do São Conrado recebi muitas reclamações dos moradores do nosso bairro que usam esse trecho para se deslocarem para o seu trabalho e estavam passando um certo transtorno, encaminhei ofícios para a Secretaria de Obras da Prefeitura e também para o Vereador Ademir Santana que tem nos dando um apoio muito grande aqui na região, agradeço ao Prefeito Marquinhos Trad pela licitação da obra  e fico feliz que em breve esse problema da ponte será solucionado”, afirmou o líder comunitário.

Foto: Denilson Secreta

Em  fevereiro, após um período de chuva recorde,  que aumentou a vazão do Córrego Lagoa, parte do aterro de uma das cabeceiras da ponte foi levada  e alguns  pilares de sustentação ficou exposta. Com isto , por medida de segurança houve necessidade de interdição de metade da pista , sendo mantido  o tráfego centro/bairro .

Equipes da Sisep refizeram o aterro, mas a avaliação dos engenheiros da Secretaria é que seria necessário proteger as margens com uma parede de concreto para evitar nova erosão .

O engenheiro Marcos Tedesco lembra  que  a ponte foi construída antes da abertura da Avenida Lúdio Coelho, acompanhando o parque linear do Lagoa . “O córrego passou a receber um volume maior de água captada pela drenagem dos bairros próximos ”  ,  explica.

Além da  construção de uma parede de concreto para evitar que a correnteza leve o aterro, está prevista a implantação de um dissipador de energia embaixo da ponte . O dissipador é uma espécie de escada construida com pedras para reduzir a velocidade da água que desce das galerias da  drenagem existente nos bairros da região. Também serão erguidos  20 metros de barragens  com placas de concreto sustentadas por trilho  para evitar erosão  nas margens.

Por: Everson Nunes “Olho Vivo”

Créditos: PMCG

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: