Campo Grande recebe equipamentos e pode ter 70 novos leitos de UTI nas próximas semanas

Foto: Reprodução

Mato Grosso do Sul poderá ter acréscimo de mais 70 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta semana, segundo informou o assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel, que está em visita ao Estado.

Em live realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Cascavel afirmou que o governo federal já entregou 20 respiradores em Campo Grande e outros 40 chegam amanhã.

Além disso, 10 kits de equipamentos, entre ventiladores, monitores, bombas de infusão e desfibrilador, que foram doados pela JBS em Dourados, serão encaminhados para a Capital para a instalação de novos leitos no Hospital do Pênfigo.

“Campo Grande, que tem 90% das UTIs ocupadas, estará com disponibilidade de mais 70 UTIs nos próximos dias”, disse o assessor especial.

Na semana passada, a secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone, afirmou que a dificuldade para a instalação de novos leitos está na falta de profissionais. 

Com relação ao crescimento de casos e mortes que vem sendo registradas no Estado, Cascavel afirmou que o Brasil tem situações diferentes e que teve a pandemia primeiro no Norte, Nordeste e São Paulo, “chegou a vez de Mato Grosso do Sul”.

Para baixar a curva, ele ressaltou a necessidade de se evitar que os casos cheguem graves aos hospitais.

“Como poderão ser salvas vidas? Com a conduta precoce. É necessário que haja Uti, é necessário que haja lá na ponta essa segurança, como se fosse um seguro de carro, é preciso ter o seguro que dê essa garantia, mas é preciso evitar que haja o acidente. Ou seja, é preciso evtar que as pessoas cheguem ao estágio da UTI”, disse.

Para isso, ele pede que a população faça a “tarefa de casa”, cumprindo as medidas determinadas pelas autoridades de saúde e os decretos dos governos federal, estadual e municipal. 

Conforme boletim divulgado hoje pela SES, na macrorregião de Campo Grande 90% dos leitos já estão ocupados.

 

Créditos: Glaucea Vaccari/Correio do Estado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: